Somos um grupo internacional, especializado em consultoria, auditorias e formação, nas áreas da Qualidade, Ambiente, Segurança alimentar, Higiene e Segurança no trabalho, em empresas, entidades e organizações com variadas dimensões e características.

Trabalhamos diretamente com os nossos clientes para os ajudar e orientar na transformação das suas organizações em negócios de alto rendimento.

 
Área Clientes
 
User
 
Password
 
Formação e-Learning
 
 
User
 
Password
Notícias

Publicada a ISO 19011: 2018 - Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão

05 de Setembro

 

Em julho deste ano foi publicada a revisão Norma ISO 19011 Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão, que é referência para todos os processos de auditoria interna e externa dos vários sistemas de gestão (p.ex. ISO 9001, ISO 14001, ISO 27001, ISO 45001, ISO 50001, ISO 37001, etc.).

O objetivo da revisão da ISO 19011 é atualizá-la para garantir que continua a fornecer a orientação efetiva para abordar as mudanças no mercado, tecnologias em evolução e uma abordagem uniforme do processo de auditoria dos sistemas de gestão, permitindo uma auditoria eficaz em vários sistemas ao mesmo tempo (quando a norma foi publicada pela última vez em 2011, haviam 11 normas de sistemas de gestão, mas esse número cresceu significativamente para mais de 70 atualmente).

O escopo do documento inclui os princípios de auditoria, gerenciamento de um programa de auditoria e condução de auditorias de sistema de gestão, bem como orientação sobre a avaliação da competência de indivíduos envolvidos no processo de auditoria. Essas atividades incluem o(s) indivíduo(s) responsável(eis) pelo programa de auditoria, auditores e equipas de auditoria.

 

Aplicabilidade da ISO 19011:2018

A Norma é aplicável a todas as organizações que necessitam planear e conduzir auditorias internas ou externas de sistemas de gestão ou gerir um programa de auditoria, seja para auditorias de primeira parte, segunda parte ou terceira parte (neste último caso devem ser considerados também os requisitos da Norma ISO/IEC 17021), tanto para auditorias com um auditor como para aquelas mais complexas envolvendo uma equipa de auditores.

 

Principais Mudanças da ISO 19011:2018

As principais alterações da norma são:

  • Inclusão de um novo sétimo princípio de auditoria  abordagem baseada em risco, com dicas sobre a auditoria de riscos/oportunidades e informações sobre como aplicá-lo;
  • Expansão das diretrizes para gestão de um programa de auditoria, incluindo os seus riscos;
  • Expansão das diretrizes para condução de uma auditoria, particularmente a seção de planeamento da auditoria;
  • Expansão dos requisitos gerais de competências para auditores;
  • Ajustes de terminologia para refletir o processo e não o objeto;
  • Remoção do anexo contendo requisitos de competência para auditoria de disciplinas de sistemas de gestão específicos (devido ao amplo número de normas individuais de sistemas de gestão não é prático incluir requisitos de competências para todas as disciplinas);
  • Expansão do Anexo A para prover diretrizes para auditar (novos) conceitos como contexto da organização, liderança e comprometimento, foco em resultados de desempenho, auditorias virtuais, compliance, ciclos de vida de produtos/serviços e cadeia de suprimentos.

 

Fonte: iso.org 

Solicita mais informação