Área Clientes
 
User
 
Password
 
Formação e-Learning
 
 
User
 
Password
Consultoria

Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar ISO 22000

De acordo com a ISO 22000, os Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar surgem da necessidade de garantir a segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia alimentar, desde a produção primária até ao consumidor final.

A procura crescente de alimentos seguros como resultado do comércio internacional e da globalização, levaram a indústria alimentar a implementar sistemas de gestão da segurança alimentar baseados no HACCP (Hazard Analysis and Crítical Control Point). Com este objetivo nasce, entre outras, a norma ISO 22000 como forma de garantir de forma sistemática a segurança e controlo em todos os elos da cadeia alimentar.

As principais empresas do setor alimentar têm Sistemas Alimentares implementados como consequência das exportações e das exigências que as grandes cadeias de distribuição impõem aos seus fornecedores. Ter um sistema de qualidade e segurança alimentar na sua empresa, implica estar à altura do nível de exigência do mercado atual.

Os incidentes alimentares têm um custo muito elevado para as empresas. A única forma de evitá-los é implementar práticas de higiene nos locais, equipamentos, instalações e processos produtivos que assegurem que a probabilidade dos perigos ocorrerem é diminuída.

Tal como acontece com outros sistemas de gestão, hoje em dia as organizações implementam e certificam os seus sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, como parte da sua estratégia de gestão de riscos para se adaptarem às alterações legais e procurarem a segurança e controlo em todos os elos da cadeia alimentar.

 
Vantagens para a ORGANIZAÇÃO
  • Assegura a segurança dos alimentos para o consumidor.
  • Aumenta a satisfação do cliente, dando cumprimento aos requisitos estabelecidos e acordados.
  • Uniformização de critérios e protocolos de trabalho e sistematização dos processos.
  • Reduz riscos e previne reclamações ou sanções.
  • Comunicação eficaz entre as partes interessadas: fornecedores, clientes e outros da cadeia de fornecimento.
  • Demonstra a conformidade às partes interessadas.
  • Otimização da rastreabilidade em toda a cadeia.
  • Diferenciação da concorrência.
Vantagens para OS CLIENTES
  • Demonstra o compromisso da organização com a segurança alimentar.
  • Trabalha de acordo com um referencial reconhecido no mercado.
Vantagens para O MERCADO
  • Demonstra à sociedade o compromisso da organização com a segurança alimentar.
  • Aumenta a confiança nos seus sistemas e procedimentos de segurança alimentar.
Entidade formadora acreditada por DGERTAliança com a PrevensystemMembros da Green Industry PlatformAderidos ao Pacto do LuxemburgoMembros da European Association for International EducationMembros da AENORMembros da Associação Espanhola da QualidadeCÂMARA DE COMÉRCIOMembros de Associação de Consultores e Formadores em Segurança AlimentarMEMBROS DA AMERICAN SOCIETY FOR QUALITYMEMBROS DO PACTO MUNDIAL DAS NAÇÕES UNIDAS

Esta página web utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação dos seus usuários. Se continuar a navegar , consideramos que aceita a sua utilização. Mais informação X Fechar