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Áreas de conhecimento

Segurança na Informação e Tecnologia

A informação e a tecnologia têm uma importância fundamental para o funcionamento e, talvez seja mesmo decisiva para a sobrevivência das organizações. O facto de ter implementado ou certificação num sistema de gestão da segurança de informação ajuda a gerir e a proteger os seus valiosos ativos de informação, assim como a prestar serviços de TI de maior qualidade.

Existem vários padrões e modelos de referência, auditáveis, que definem os requisitos para um sistema de gestão. a norma foi concebida para garantir a seleção de controlos de segurança adequados e proporcionais. Ela ajuda a proteger os ativos de informação e outorga confiança a qualquer uma das partes interessadas, sobretudo aos clientes. Estas normas e modelos focam os processos para estabelecer, implementar, operar, supervisionar, revisar, manter e melhorar os processos.

Por outro lado, a utilização e subcontratação de serviços de tecnologia de informação está cada dia mais extenso, pelo que as normas também são um meio de controlo para garantir serviços de qualidade que satisfaçam as expectativas dos clientes.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

As Vantagens que estes Padrões proporcionam, vão encaminhadas para garantir a segurança e melhorar os serviços:

  • Demonstra a garantia independente dos controlos internos e cumpre os requisitos de gestão corporativa e de continuidade da atividade comercial.
  • Demonstra independentemente que se respeitam as leis e normativas que se apliquem.
  • Proporciona uma vantagem competitiva ao cumprir os requisitos contratuais e ao demonstrar aos clientes que a segurança da sua informação é primordial.
  • Mais oportunidades de melhorar a eficácia, fiabilidade e coerência dos serviços de TI que se repercutem nos custos e no serviço
EMPRESAS

Estas normas são adequadas para qualquer organização, grande ou pequena, de qualquer setor ou parte do mundo. A norma é particularmente interessante se a proteção da informação for crítica, como nas finanças, saúde, setor público e tecnologia da informação (TI). Também é muito eficaz para organizações que gerem a informação por pedido de outros, por exemplo, empresas de TI subcontratadas. Pode utilizar-se para garantir aos clientes que a sua informação está protegida, como é o caso da ISO 27000 e da Lei de Proteção de dados LOPD

Geralmente, são normas especialmente apropriadas para fornecedores de serviços de TI, como os departamentos de TI e para fornecedores externos destes serviços, como as organizações de subcontratação de TI. O exemplo disso é a norma ISO 20000.

 

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