Área Clientes
 
User
 
Password
 
Formação e-Learning
 
 
User
 
Password
Áreas de conhecimento

Ambiente e Energia

Tal como os sistemas de gestão da qualidade conseguiram alcançar um nível assombroso de expansão a nível mundial, não é para menos o caso dos sistemas de gestão relacionados com o ambiente ou qualquer que seja a sua área. Cada vez mais, as organizações procuram novas vias de gerar valor adquirido e, uma dessas formas é, sem dúvida, a gestão efetiva dos seus processos ambientais.

Hoje em dia, a maior parte das empresas reconhecem ter que ser eficazes na preocupação com o ambiente e o consumo eficiente de energia. Umas vezes por própria iniciativa e outras pela pressão da opinião pública ou da legislação, as atividades industriais e empresariais introduzem mais tecnologias limpas e implementam meios para evitar a deterioração do ambiente. 

Como sistemas de Gestão Ambiental, as organizações além de contarem com a ISO 14001, a norma ambiental mais extensa na atualidade, podem também aplicar outros padrões, tais como a ISO 50001 Sistemas de Gestão Energética e a Pegada de Carbono, que permite o cálculo de Gases de Efeito de Estufa das empresas, produtos ou serviços, ou a Cadeia de Responsabilidade Florestal, que garante uma gestão florestal responsável.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

Entre as múltiplas vantagens geradas por uma Gestão Ambiental Eficiente, podemos destacar:

  • Garantir o cumprimento da legislação ambiental.
  • Implementar uma Gestão Responsável, no sentido de diminuir todo o Impacto Ambiental das Organizações, através da identificação e prevenção dos efeitos negativos que a atividade da empresa produz sobre o ambiente.
  • Definir a forma de trabalhar que se deve seguir na empresa para alcançar os objetivos ambientais sustentáveis.
  • Transmitir uma imagen de compromisso ambiental e de melhoria continua.
EMPRESAS

Existem padrões que podem ser implementados por qualquer organização, quer seja pública ou privada, independentemente da sua dimensão ou setor. Nesta parte estariam as normas ISO 14001, Verificação EMAS, Pegada de Carbono e ISO 50001

Por outro lado, existem padrões específicos para determinados setores e linhas de atividade. Como por ex.: Óleo de Palma Sustentável (RSPO).

 

Entidade formadora acreditada por DGERTAliança com a PrevensystemMembros da Green Industry PlatformAderidos ao Pacto do LuxemburgoMembros da European Association for International EducationMembros da AENORMembros da Associação Espanhola da QualidadeCÂMARA DE COMÉRCIOMembros de Associação de Consultores e Formadores em Segurança AlimentarMEMBROS DA AMERICAN SOCIETY FOR QUALITYMEMBROS DO PACTO MUNDIAL DAS NAÇÕES UNIDAS

Esta página web utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação dos seus usuários. Se continuar a navegar , consideramos que aceita a sua utilização. Mais informação X Fechar